Assim como as vitaminas e outros nutrientes que ingerimos por meio da alimentação, a vitamina K desempenha papel fundamental para a facilitação de alguns processos fisiológicos do corpo humano, como a coagulação sanguínea (evitando hemorragias) e fortalecimento dos ossos (aumento da fixação de cálcio na massa óssea).
Trata-se de uma vitamina de caráter lipossolúvel, ou seja, pode ser dissolvida e armazenada no tecido adiposo, sendo que, assim como as vitaminas A e D, seu principal local de armazenamento no organismo é o fígado.
Podemos encontrar a vitamina K, sobretudo, em duas formas naturais, que são:
- Vitamina K1 (filoquinona): compõe cerca de 90% da ingestão de vitamina K pela população. É encontrada em altas concentrações em vegetais de cor verde;
- Vitamina K2 (menaquinona): está presente em produtos de origem animal, como carne e ovos, assim como laticínios e alimentos fermentados.
- Existe uma terceira forma, só que sintética, a Vitamina K3 (menadiona) que, ao ser ingerida, é convertida em K2 no trato intestinal.
Assim, independentemente da origem, seu consumo ocasiona uma série de benefícios à vida das pessoas, mantendo o corpo mais saudável e pronto para as atividades diárias.
Sintomas da carência de Vitamina K
Mesmo que rara, já que a vitamina K está presente em diversos alimentos e é sintetizada pela flora intestinal, ainda é possível haver situações em que ocorre uma carência de vitamina K no corpo humano. O principal resultado dessa carência é a dificuldade de coagulação (torna-se difícil estancar o sangramento) da pele, nariz, estômago ou outras feridas. Além disso, ocorre também um enfraquecimento dos ossos.
Contudo, existem dois grupos de pessoas que podem apresentar uma deficiência em vitamina K: aquelas que fizeram cirurgia bariátrica e aquelas que tomam medicamentos para diminuir a absorção de gordura pelo intestino. Ou seja, a carência desta vitamina no organismo é resultado de uma alimentação inadequada ou de uma absorção insuficiente de lipídios pelo organismo.
Assim, é possível perceber alguns sinais que mostram a falta de vitamina K no corpo humano, tais como:
- Formação de pequenos coágulos de sangue abaixo das unhas;
- Existência de sangramentos nas membranas mucosas localizadas na região interna do corpo; e
- Fezes com coloração escura e com presença de sangue.
É interessante destacar aqui que existe uma possibilidade de bebês apresentarem alguns problemas ocasionados pela falta de vitamina K em seu organismo (o leite materno possui baixíssima concentração desta vitamina em sua composição). Além disso, ocorre uma dificuldade na transferência desta vitamina da placenta da mãe para a criança.
Benefícios da vitamina K para o organismo
Como visto acima, existem apenas algumas situações que resultam na deficiência de vitamina K no organismo. Desse modo, sua atuação no corpo humano promove uma série de vantagens e benefícios, que são refletidos na:
1. Saúde dos ossos
Segundo estudos, existe uma relação próxima entre uma boa presença de vitamina K no corpo humano e o fortalecimento e manutenção de ossos saudáveis, que passam a ter maior densidade e menor risco de possíveis fraturas.
Assim, ocorre uma melhoria na densidade dos ossos a partir do momento em que estimula uma maior fixação de cálcio* nos ossos e dentes, prevenindo doenças como osteoporose.
* Destacamos aqui que esse benefício só é alcançado por meio de uma ingestão suficiente de cálcio.
2. Coagulação efetiva do sangue
A vitamina K é conhecida por exercer fundamentalmente seu papel na coagulação sanguínea, pois pode interferir no controle da síntese de proteínas (necessárias para a coagulação) à medida que controla sangramentos e permite maior eficácia nos processos de cicatrização.
3. Mais saúde para os vasos sanguíneos
A vitamina K confere maior elasticidade aos vasos sanguíneos, impedindo o acúmulo de cálcio (pois este pode causar condições médicas como aterosclerose) e facilitando o fluxo do sangue sem perigos de rompimento.
4. Acuidade mental
Estudos indicam que a presença de vitamina K no sangue permite uma melhora na memória dos adultos, bem como ao desenvolvimento de outras capacidades cognitivas. Isso acontece devido ao aumento do fluxo de sangue para o cérebro e à proteção oriunda da vitamina contra radicais livres.
5. Bebês prematuros mais fortes
Bons níveis de vitamina K no organismo de bebês prematuros impede o aparecimento de hemorragias, pois facilita a coagulação do sangue, evitando que estes bebês tenham um agravamento no quadro e maiores complicações.
Outros benefícios
- Permite um aumento do fluxo da urina;
- Facilita e otimiza o funcionamento do fígado; e
- Pode atuar como uma proteína, pois é vista como um inibidor da calcificação arterial.
Como visto, a vitamina K atua em funções essenciais no organismo, sendo que sua carência, mesmo que difícil de ocorrer, pode afetar consideravelmente nossa saúde.
Alimentos ricos em vitamina K
Existem inúmeros alimentos que possuem vitamina K, por isso, separamos para você alguns dessa grande lista. Dá uma olhada:
- Fígado
- Brócolis
- Alcachofra;
- Alface;
- Agrião;
- Chicória;
- Couve-flor;
- Feijão; e
- Batata.
E quando usar suplementos alimentares?
Assim como acontece com outras vitaminas e nutrientes, existe uma série de suplementos alimentares indicados para colaborar com o consumo diário necessário. Assim, é recomendada uma avaliação médica que, por meio de exames de sangue, verificará a necessidade de indicar ou não o uso de suplementos alimentares.
Contudo, devido ao dia a dia dinâmico e rápido, às vezes torna-se difícil encontrar meios para uma alimentação saudável e mais equilibrada. Por isso, você pode apostar em suplementos alimentares que podem complementar o consumo destes alimentos, como é o caso do FORTEVIRON® VITAMIN A-Z MEN. Trata-se de uma suplementação que pode ser adquirida pelo nosso site Clique Bem Estar.
O FORTEVIRON® VITAMIN A-Z MEN é um reforço vitamínico que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, bem como no combate a radicais livres e no metabolismo de proteínas. É rico em vitaminas (incluindo a vitamina K) e minerais, além de triptofano, um aminoácido essencial para o bom funcionamento do organismo.
Fonte(s): Blog Mais Saúde e Beleza, Tua Saúde e UOL Viva Bem.